Última sessão 2008 do Curta Circuito, em Belo Horizonte ::  | Curta o Curta

Última sessão 2008 do Curta Circuito, em Belo Horizonte

Por Guilherme Whitaker em 12/12/2008 08:19


O Cineclube Curta Circuito chega à última sessão do ano de 2008, ano em que começamos como uma das referências de atividade cineclubista e terminamos como uma das janelas de exibição mais importantes da produção audiovisual brasileira.

Um novidade é que a Assessora de Imprensa do cineclibe, Daniela Fernandes, foi eleita Diretora de Comunicação do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes, importante entidade audiovisual que representa os cineclubes do Brasil. Essa conquista nada mais é que o reconhecimento de suas ações no trabalho de comunicação criado e desenvolvido para Curta Minas/ABD-MG e seus projetos, como o Cineclube Curta Circuito, principal janela de exibição da associação, que inclusive já teve repercussões de matérias fora do estado de Minas Gerais.
Com a palavra, o Cineclube Curta Circuito: "Cada sessão é pensada sempre com todo carinho e respeito aos diretores, parceiros, patrocinadores e, principalmente, ao público. E se a cada ano em que realizamos o projeto conseguimos ter o reconhecimento de todos aqueles que junto conosco participam da consolidação de tão importante ação da Curta Minas/ABD-MG, como é o caso do Curta Circuito, o apoio de vocês referenda esse espaço com a qualidade desejada por todos. Desta forma ratifica um de nossos principais objetivos, que é a interação com o público, a formação do olhar, os questionamentos, os debates, o acesso à cultura audiovisual produzida em Minas e no Brasil. Saibam que os elogios que recebemos são também a vocês, pois cada espaço dado à cultura é um espaço que deve ser comemorado e valorizado. "

E a última sessão de 2008 será com:

PANORAMAS
Especial Filmes Premiados

A Associação Curta Minas/ABD-MG apresenta o Cineclube Curta Circuito. Para a última exibição do ano, dia 15 de dezembro, segunda-feira, às 19h, no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes, com entrada franca, apresentaremos a sessão - Panoramas - Especial Filmes Premiados.

Essa sessão Panoramas foi especialmente escolhida para encerrarmos nossas atividades em 2008 com chave de ouro. E nada melhor que fechar o ano exibindo três curtas que chamaram a atenção do público no circuito de festivais nacionais e internacionais no ano de 2008. Esses trabalhos tratam de forma inusitada a execução das idéias, relatando histórias de personagens reais, em Tire os Óculos e Recolhe o Homem, fatídico episódio que gerou a única parceria entre estes dois ícones de nossa música popular, Jards Macalé e Moreira da Silva, ou até mesmo ficcionais, como em Dossiê Rê Bordosa, documentário sobre o desaparecimento de uma das personagens mais famosas do cartunista Angeli, Rê Bordosa, e o hilário curta mineiro Os filmes que não fiz, que relata as frustrações de um diretor que nunca conseguiu realizar seus filmes. Uma excelente oportunidade de nos despedirmos desta edição em alto astral.

Curtas que serão Exibidos:

*Tira os óculos e recolhe o homem | André Sampaio, RJ, 2008, 20'
Gibi cinematográfico: filme de breque baseado em fatos reais, duplamente protagonizado pelo espetacular Jards Macalé, simultaneamente interpretando-se e incorporando o mitológico Kid Morengueira...
Prêmios: 3º Festival de Cinema do Paraná, Melhor Ator -Jards Macalé, Melhor Filme; Curta Cinema, Prêmio ABDeC de melhor filme; Curta Santos - Festival Santista de Curtas Metragens – SP, Melhor Ator -Jards Macalé

*Dossiê Rê Bordosa | César Cabral, SP, 2008, 16'
Fama? Ego Inflado? Espírito de Porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stopmotion investiga este vil crime.
Prêmios: Festival É Tudo Verdade, Menção Honrosa; Festival de Recife CINE-PE, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora; Festival de Paulínia – SP, Melhor Filme, Prêmio da Crítica, Prêmio do Júri Popular; Festival Animamundi, Melhor Animação Brasileira, Prêmio de Aquisição Canal Brasil; Festival Internacional de Belo Horizonte – MG, Prêmio do Júri Popular; Festival de Gramado – RS, Melhor Roteiro,Melhor Montagem; Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – SP, Eleito entre os 10 filmes favoritos pelo público, Prêmio Espaço Unibanco de Cinema, Prêmio CTAV, Curta Santos - Festival Santista de Curtas Metragens – SP, Melhor Som; 20º festival de Cine de Viña de Mar (Chile), Melhor Filme de Animação.

*Os filmes que não fiz | Gilberto Scarpa, MG, 2008, 17'
De forma divertida e cínica, o documentário mostra a filmografia de um diretor completamente desconhecido que tem muitos projetos, mas nenhum filme realizado. Ou seja, a filmografia de um diretor sem filmes.
Prêmios: XII CINE PE- Recife, Melhor Curta 35mm, Melhor Direção de Arte; 19º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Prêmio de Público,Aquisição Canal Brasil, Aquisição Espaço Unibanco de Cinema, Menção Honrosa ABDeC de São Paulo; 10º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, Melhor Curta Metragem Brasileiro- Juri Popular, V MOSTRA CURTA PARÁ – Belém, 3º Lugar - Prêmio Banco da Amazônia, 9º PRIMEIRO PLANO FESTIVAL DE CINEMA DE JUIZ DE FORA, Melhor Curta Metragem - Juri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Trilha, 2º BRAFFT - BRASILIAN FILM FESTIVAL OF TORONTO, Melhor Curta - Escolha do Público, IV CURTA CANOA - Canoa Quebrada, Melhor Direção de Arte

Após a sessão, bate-papo com os realizadores!

Balanço Curta Circuito 2008
Número de sessões: 35 do Cineclube Curta Circuito em BH.
Número de filmes exibidos: 168 filmes exibidos em BH.
Número de Realizadores: 204 realizadores tiveram seus filmes exibidos no Curta Circuito em 2008
Número de debatedores e convidados: 43

Cineclube Curta Circuito- 2008
Data: 15 de dezembro
Local: Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Horário: 19h
Classificação Indicativa: 14 anos
Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito - Daniela Fernandes (31) 98059625 - (31) 32019665.
O Cineclube conta com o patrocínio do Banco BMG, da LIDERBH Veículos, SUPERMIX e com os apoios culturais: Rádio Inconfidência, Programa Curta, Guia Entrada Franca, Curta o Curta e Vsnet. O projeto é realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]