Últimos dias de inscrições para o Primeiro Plano 2008 ::  | Curta o Curta

Últimos dias de inscrições para o Primeiro Plano 2008

Por Guilherme Whitaker em 12/08/2008 11:24


As inscrições para a sétima edição do Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora já estão abertas. Podem concorrer realizadores de cinema e vídeo de curta metragem em duas categorias competitivas. A Competitiva Nacional de Curtas, com júri próprio, vai reunir as produções feitas para película ou cinema digital de cineastas estreantes. Já a Competitiva Regional de Curtas é aberta a realizadores de vídeo da Zona da Mata, com o voto do júri popular. Neste ano, porém, vai haver uma novidade: uma premiação especial para a melhor produção universitária - o Prêmio Incentivo Primeiro Plano - avaliada por um júri especial.

O período de inscrições vai até o dia 18 de julho para os filmes em película e em formato digital, na Competitiva Nacional de Curtas. Já para a outra categoria, as inscrições vão até o dia 15 de agosto. Os interessados em fazer inscrições ou obter maiores informações e também o regulamento do Primeiro Plano 2008 devem acessar o site: www.primeiroplano.art.br ou enviar e-mail para: inscrições@primeiroplano.art.br.

O festival está previsto para acontecer de 27 de outubro a 02 de novembro, em Juiz de Fora, Minas Gerais, e é uma realização do Luzes da Cidade - Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais.



O Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora, Minas Gerais, é o único do Brasil dedicado à produção de cineastas iniciantes. Com uma mostra competitiva de filmes de curta metragem em película (16 e 35mm) ou digital, o evento incentiva os novos diretores brasileiros e atrai participantes de todo o país. Além disso, o Primeiro Plano abre espaço para vídeos de até trinta minutos realizados por moradores da região da Zona da Mata Mineira.

O festival é produzido pelo Luzes da Cidade - Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais de Juiz de Fora (www.primeiroplano.art.br). A
programação conta com debates, oficinas, exibições em diferentes pontos da cidade e também alia o cinema à gastronomia, através do "Temperos da Sétima Arte". Todas as atividades são gratuitas, o que possibilita a população local e a todos aqueles que vierem visitar a cidade um maior contato com o cinema e outras atividades audiovisuais. 

Em 2008, o festival chega à sétima edição e traz como tema o diálogo entre o cinema brasileiro e o cinema dos países da América do Sul, em
"Imagens entre nós". Uma novidade é que, além das mostras competitivas e do júri popular, o festival vai premiar a melhor produção universitária - o Prêmio Incentivo Primeiro Plano - avaliada por um júri especial.

O Primeiro Plano - Festival de Cinema 2008 está previsto para acontecer de 27 de outubro a 02 de novembro, em Juiz de Fora, Minas Gerais.



Retrospectiva da última edição.

Uma das novidades da edição 2007 foi que, pela primeira vez, o Festival de Cinema abordou uma temática. O assunto discutido foi
"Cinedigitais: uma Investigação sobre o futuro", destacando os rumos da produção, realização, finalização, distribuição e conservação
cinematográficas diante as tecnologias digitais. A programação da sexta de edição contou com as pré-estréias dos longas "Podecrer!", de Arthur Fontes; "Mutum", de Sandra Kogut; "Sem Controle", de Cris D'Amato; e "O Quadrado de Joana", de Tiago Mata Machado.

Outros destaques:
- Durante o Resgate Primeiro Plano foi exibida uma cópia restaurada de "Navalha na Carne" (1969), filme de estréia de Braz Chediak, baseado na peça homônima de Plínio Marcos.
- Cinema no Parque - Localizado no coração da cidade, o Parque Halfeld se transforma em uma grande sala de cinema. O objetivo é oferecer à população, como um todo, o contato com a sétima arte. A programação da última edição trouxe "O ano em que meus pais saíram de férias", de Cao Hambúrguer e "Três irmãos de sangue", de Ângela Patrícia Reiniger. A programação no Parque Halfeld contou ainda com as sessões "Revelando os Brasis", que apresentaram os vídeos produzidos em cidades com até 20 mil habitantes.
- Panorama Primeiro Plano trouxe a Juiz de Fora filmes que já foram exibidos nos grandes centros, mas que acabaram não chegando às salas da cidade. Os destaques de 2007 foram: "Soy Cuba - O Mamute Siberiano"; "Person"; "Fabricando Tom Zé"; "Conceição -Autor bom é autor morto"; "Eu Me Lembro"; "O Pântano"; "Whisky" e "1972".
- Sessão Escola é um projeto que tem por objetivo aproximar o público jovem da sétima arte. Através da iniciativa, alunos de escolas públicas
visitam as salas de cinema e tem contato com filmes nacionais.
- Plano Animado é outro espaço dedicado à garotada, que se diverte assistindo às produções vindas de todos os lugares do país e dos
animadores de Juiz de Fora e Região.
- Cardápiosjf - O Primeiro Plano e portal gastronômico, Cardápiosjf, lançaram a primeira edição do "Temperos da Sétima Arte". Dez restaurantes da cidade criaram pratos especiais e relacionaram o nome da nova especialidade ao universo cinematográfico. A lista dos participantes está disponível no site www.cardapiosjf.com.br.


Na edição passada, foram selecionadas 23 obras para a Mostra Competitiva de Curtas e 22 para a Mostra de Vídeos. Confira os ganhadores:

. Vencedores do Primeiro Plano Festival de Cinema de 2007

Melhor Trilha Musical
Fábio Góes por Balada das Duas Mocinhas de Botafogo

Melhor Concepção Sonora
Self Service

Melhor Direção de Arte
Fernanda Teixeira e Leila Madeiro por Anfitriões

Melhor Montagem
Letícia Ramos por Self Service

Melhor Fotografia
Eduardo Ades por Dó

Melhor Roteiro
Ian SBF por O Lobinho Nunca Mente

Melhor Ator
Vandré Silveira por Bárbara

Melhor Atriz
Guta Stresser e Fernanda Boechat por Balada das Duas Mocinhas de Botafogo

Melhor Primeiro Plano
O Lobinho Nunca Mente

Melhor Direção
João Caetano Feyer e Fernando Valle por Balada das Duas Mocinhas de Botafogo

Melhor Filme
Balada das Duas Mocinhas de Botafogo

Melhor Filme Júri Popular
5º lugar - Albertinho
4º - Self Service
3º - Balada das Duas Mocinhas de Botafogo
2º - Sete Vidas
1º lugar - Vida Maria

Melhor Filme Júri Popular Internet
5º lugar - Vida Maria
4º - Antonio Pode
3º - Anfitriões
2º - Pra Todo Mundo Ouvir
1º lugar - O Evangelho Segundo Seu João

Melhor Vídeo Júri Popular
5º lugar - Quartelada
4º - Domus
3º - Viagem a Lua
2º - A Unha
1º lugar - Segunda Atitude

Melhor Vídeo Júri Popular Internet
5º lugar - Baboushka
4º - Le Pendu
3º - Domus
2º - Segunda Atitude
1º lugar - O Canaviá

O Júri Oficial também destacou dois trabalhos notáveis: o documentário "Sumidouro" e a animação "Vida Maria".

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]