Ultimos dias para inscrever audiovisuais no Festival Universitário de Curitiba,  ::  | Curta o Curta

Ultimos dias para inscrever audiovisuais no Festival Universitário de Curitiba,

Por Guilherme Whitaker em 06/04/2008 10:35


Termina no próximo dia 18 de abril o prazo para estudantes universitários de todo o Brasil inscreverem os seus trabalhos no 5º PUTZ! Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba.

Faltam apenas duas semanas para o encerramento do período de inscrições do 5º PUTZ! Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, que termina no próximo dia 18 de abril. Até o momento, mais de setenta obras já foram inscritas. "Sabe como é brasileiro, né, deixa tudo para a última hora. Todo ano mais de 80% das inscrições são realizadas nos últimos dois dias de prazo", explica a coordenadora do evento, a jornalista Helena Santana, que confessa sempre ficar nervosa nessas horas. "Para quem vai participar, deixar para depois é normal. Para quem organiza o festival, é de arrancar os cabelos e roer todas as unhas. Mas, felizmente, a surpresa é sempre boa. Ano após ano o número  e universitários que vê no PUTZ! um caminho para divulgar o seu trabalho aumenta", explica Helena.

Letícia Fontanella, profissional de Relações Públicas responsável pelo  recebimento das inscrições, vê com otimismo a expansão do festival. "Selevarmos o cálculo da Helena adiante, veremos aumentar em muito o número de inscritos do ano passado, 230 ao todo, pois há quinze dias do final já temos uma boa quantidade de trabalhos inscritos". Para ela, o PUTZ! é uma oportunidade única para os aficcionados por audiovisual compartilharem com colegas de todo o Brasil a produção regional, comparando experiências e discutindo tendências - dentro de uma mostra competitiva estabelecida no cenário nacional, que em 2008 foi aceita pelo Fórum dos Festivais como evento do circuito brasileiro de cinema e vídeo. O jornalista Rafael Urban, da organização do PUTZ!, destaca que "a seriedade do festival é atestada não só pelo crescente números de inscritos nos anos anteriores, pulando de 96 trabalhos em 2004 para 230 no ano passado, de variadas regiões do Brasil, mas também pelos cineastas profissionais que já aceitaram participar do evento como palestrantes e membros das bancas de seleção. Cláudio Assis, Marina Person, Lucila Meirelles, Fernando Severo, Zé do Caixão, Joel Pizzini, Heloisa Passos, Pedro Merege e Jorge Duran são apenas alguns exemplos de pessoas competentes que conheceram o PUTZ! e aceitaram emprestar ao festival parte do seu charme e experiência ao debater com o público presente nas noites de exibição e premiação dos trabalhos selecionados a sua própria trajetória cinematográfica".

PREMIAÇÃO
Todo o ano a organização do PUTZ! procura parcerias a fim de bem premiar os melhores vídeos inscritos no festival. Esse ano, o destaque fica por conta do incentivo dado pelo Centro Europeu aos jovens cineastas: entre os vencedores das oito categorias do festival será sorteada uma bolsa integral para o Curso de Cinema Digital, com duração de um ano e valor estimado de R$ 7.870,00.

Lembrete: Podem participar todos os universitários que tenham produzido audiovisuais durante a passagem pelos bancos escolares, inclusive os já formados, desde que atestem que o vídeo é da época em que estava matriculado em alguma instituição de ensino superior.

Mais informações, no site do festival (www.putz.ufpr.br), atualizado constantemente com notícias de interesse dos competidores e dos
aficcionados por cinema universitário.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]