Uma Mostra de Cinema para democratizar os filmes de baixo orçamento ::  | Curta o Curta

Uma Mostra de Cinema para democratizar os filmes de baixo orçamento

Por Guilherme Whitaker em 15/08/2012 09:15


Realizar um filme com orçamento limitado é a realidade da grande maioria dos cineastas brasilienses. A falta de oportunidade, incentivos e o alto custo da produção acabam por desestimular a realização de novos filmes. Para incentivar a produção independente e abrir espaço para os produtores de filmes de Brasília, será realizada nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2012, a Mostra de Cinema B.O. Seu principal evento será a mostra competitiva de filmes de curta metragem, onde o valor máximo de produção não poderá ultrapassar R$ 20 mil (vinte mil reais).

A Mostra foi idealizada pela Olhar Multimídia, empresa de produção audiovisual de Brasília. Segundo Rodrigo Nunes - Coordenador Geral da Mostra de Cinema B.O, a mostra é uma ótima oportunidade de reconhecer e premiar quem faz, "quem rala e se desdobra para realizar seu sonho de fazer cinema, ainda que de baixo custo. E o mais interessante deste reconhecimento é que o total da premiação em todas as categorias somam mais de R$ 20 mil (vinte mil reais), um grande incentivo para os premiados continuarem com seu sonho em uma próxima produção”.

Kacau Rodrigues – produtora executiva da mostra - ressalta que é valor da empresa, também, democratizar o setor de produção cinematográfica brasiliense e destaca.

“Queremos premiar aqueles que fazem cinema porque gostam. É um sonho poder realizar um grande evento para jovens cineastas, possibilitar para eles os melhores curadores e jurados, os melhores prêmios e incentivar o mercado independente”.

A curadoria da mostra será do crítico de cinema Pablo Villaça e do cineasta e professor de cinema Sérgio Moriconi.

Além da mostra competitiva de filmes, serão realizadas palestras e oficinas com profissionais da área cinematográfica. As palestras contarão com nomes como Laura Coutinho, professora e doutora da UnB e o coordenador do curso de cinema do IESB Paulo Duro. As oficinas serão ministradas pelo consultor técnico Marcelo Ruiz, pelo professor e iluminador Antônio di Paiva, o cineasta Gustavo Serrate, o produtor audiovisual Rodrigo Luís Martins e com Ítalo Cajueiro, conhecido pelo curta “O Lobisomem e o Coronel”, primeiro filme brasileiro a conquistar o Anima Mundi de melhor filme.

Como incentivo aos futuros cineastas, metade das vagas nas oficinas será destinada a alunos do ensino médio da rede pública do Distrito Federal.

As inscrições já estão abertas e serão encerradas no dia 1 de setembro de 2012.

Para mais informações acesse o sítio eletrônico do mostra:

http://www.mostradecinemabo.com.br

 

Serviço
Data: 23 a 25 de outubro de 9h às 23h
Local: Caixa Cultural de Brasília.
Entrada Franca.

Relações com a Imprensa: Bruno Saviotti: 8598-6889
Olhar Multimídia: 3274-2372/ 3202-2302- E-mail: contato@olharmultimidia.com.br
Rede Social:
facebook: https://www.facebook.com/MostradeCinemaBO
twitter: https://twitter.com/MostraBO
sitio eletrônico: http://www.mostradecinemabo.com.br

Projeto: Caixa Cultural

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Fonte: Mostra de Cinema B.O.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]