V.E.R 2011 - Arte Viva ::  | Curta o Curta

V.E.R 2011 - Arte Viva

Por Guilherme Whitaker em 20/10/2010 05:45


Associamos o termo Arte Viva a obras de arte que abrangem uma variação de disciplinas e discursos que envolvem, de uma maneira ou outra, o corpo, o espaço e o tempo. Falar de Arte Viva é falar de um terreno rugoso, impuro e mestiço, onde linguagens se cruzam e fronteiras se borram. Usar o termo Arte Viva não é tentar definir ou fixar uma prática, mas é uma estratégia para abrir uma paisagem, mapear novas geografias artísticas e imaginar novas maneiras de trabalhar.

O V::E::R 2011 – Encontro de Arte Viva -, pretende ser um espaço propulsor de troca e reflexão em arte contemporânea, além de promover o encontro criativo e questionador entre os profissionais envolvidos. Aproveitando o frutífero espaço da ecovila Terra UNA para abrigar o evento pretendemos congregar por 10 dias algumas dezenas de artistas para vivenciar as possibilidades destes entrecruzamentos que a expressão Arte Viva incita. Localizada na Serra da Mantiqueira desde 2006 Terra UNA vem se firmando como um ponto criativo para muitas linguagens que vão da biologia às artes visuais. O vasto espaço ao ar livre formado por matas, rios e cachoeiras, e os espaços de ateliê e vivências que a ecovila oferece poderão ser explorados por todos os participantes. Iremos também além das porteiras de Terra UNA levando oficinas e mostras de vídeo para a população local de Liberdade, cidade vizinha à ecovila. Com isso colocamos no mundo esta prática da Arte Viva de esgueirar-se entre as fronteiras, passando, costurando e unindo todo e qualquer terreno.

Organizar um festival como o V::E::R fora de um grande centro urbano é oportunidade única de colocar artistas em um intenso convívio, que acaba sendo sempre diluído no ambiente da cidade. Esta transposição também propiciará um deslocamento destas potências criativas para matas quase virgens em arte contemporânea. A população do entorno entrará em contato com a atual produção artística e os próprios artistas entrarão em contato com um cenário totalmente distinto do habitual, o que é muito fecundo em todas as direções e sentidos.

A primeira edição do V::E::R aconteceu em 2005 no Parque Lage, na cidade do Rio de Janeiro (http://www.grupoum.art.br/ver/index.html).

Cronograma V::E::R 2011:
Inscrições: 06/10/2010 a 07/11/2010

V::E::R: 22/01/2011 a 30/01/2011

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]