Vem aí o ZoomCineEsquemaNovo ::  | Curta o Curta

Vem aí o ZoomCineEsquemaNovo

Por Guilherme Whitaker em 08/04/2003 12:11


Vem aí o ZoomCineEsquemaNovo
Festival de Cinema de Porto Alegre


De 6 a 11 de maio, Porto Alegre receberá filmes e vídeos em curta e média-metragem de todo o país, representando o que há de melhor na renovação estética do cinema nacional. Nesta quinta-feira (03/04), foram divulgados os nomes dos 104 trabalhos selecionados para a mostra competitiva, entre 583 inscritos.

Em uma das etapas mais impressionantes do festival, em uma divulgação baseada na internet e em ações na imprensa, o ZoomCineEsquemaNovo recebeu exatos 583 inscrições de todas as regiões brasileiras e até co-produções de brasileiros no exterior.

Foram recebidos 91 filmes em 35mm, 43 filmes em 16mm, 10 filmes em super-8 e 439 vídeos.

A seleção foi realizada pelo Coordenador de Curadoria do ZoomCineEsquemaNovo, Gustavo Spolidoro, ao lado da artista plástica Lúcia Koch e do realizador cinematográfico Gustavo Jahn.

"Depois de assistir quase 600 curtas e médias, achei que ia querer distância de filmes por um tempo. Mas na realidade já estou sentindo saudades dos dez dias de seleção e da curiosidade que nos tomava cada vez que colocavámos uma fita no video-cassete", conta Spolidoro. "O problema não foi assistir quase 600 filmes e vídeos, mas escolher apenas 104 para serem exibidos".

Já Lúcia Koch destaca que ficou "com a coluna quebrada, o cérebro inchado, os olhos cansados mas o espírito alimentado". "Ver filmes compulsivamente te deixa em um estado alterado, parecido com sonho - tudo é inesperado e possível ao mesmo tempo. Eu espero que os espectadores tenham a mesma surpresa que tivemos quando assistimos trabalhos com idéias que nossos cérebros não conheciam".


OS FILMES E VÍDEOS SELECIONADOS

Dos 583 inscritos, foram selecionados 104 trabalhos:

- 26 filmes em 35mm
- 16 filmes em 16mm
- 10 filmes em Super-8
- 52 vídeos

A soma destes trabalhos totaliza 1.080 minutos de projeção, em 12 sessões competitivas de 90 minutos ao longo das quatro noites de mostra oficial. Além disso, os selecionados serão exibidos em reprises nos dias seguintes e também no bairro Restinga, de onde será escolhido o prêmio do Júri Popular.

Confira os filmes selecionados e demais infos do Festival de Cinema de Porto Alegre em http://web.archive.org/web/20040309102435/http://www.cineesquemanovo.org/


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]