XIV Cine Ceará começa nesta quarta, saiba tudo aqui ::  | Curta o Curta

XIV Cine Ceará começa nesta quarta, saiba tudo aqui

Por Guilherme Whitaker em 21/06/2004 12:55


 

XIV Cine Ceará começa nesta quarta, 23, com exibição do longa cubano “Suíte Habana”

 

O XIV Cine Ceará – Festival Nacional de Cinema e Vídeo tem início na próxima quarta-feira (23), com a exibição do documentário cubano Suíte Habana, de Fernando Pérez, com exibição inédita no Brasil. Pérez é considerado o cineasta cubano mais importante da atualidade, e tem sua obra comparada à de Gutierrez Alea. O evento de abertura será para convidados.

 

A partir da quinta-feira, dia 24, uma extensa programação apresentará aos amantes da Sétima Arte o melhor da produção cinematográfica nacional e cearense. Até o dia 29, quando se encerra o festival com a exibição do longa “A Conspiração do Silêncio”, de Ronaldo Duque, o Cine Ceará promoverá mostras competitivas e paralelas, premiações, seminários, oficinas e debates. Este ano, o Festival oferecerá ao público, além das mostras competitivas de longa e curtas-metragens brasileiros, a Mostra Internacional Buñuel Mexicano, com a retrospectiva dos trabalhos do polêmico e contestador cineasta espanhol Luís Buñuel, pai do surrealismo no cinema, com a exibição de cinco longas-metragens de sua filmografia mexicana escolhidos pelo Consulado Mexicano. Os filmes serão exibidos entre os dias 24 e 28, no Espaço Unibanco Dragão do Mar, sempre às 15 horas.

 

Já a Mostra Retrospectiva Walter Salles fará uma homenagem ao cineasta brasileiro, com retrospectiva e exibição dos seis longas-metragens – toda a obra de longa-metragem do cineasta –, desde “A Grande Arte” (1991) até o recente “Diários de Motocicleta” (2004). A Mostra será exibida entre os dias 24 e 29, no Espaço Unibanco Dragão do Mar, sempre às 19 horas, com exceção do dia 25, cuja exibição será às 21 horas.

 

Será promovida também a Mostra Um Amazonas, com curtas de um minuto produzidos entre os anos de 2002 e 2003 no Estado do Amazonas e reunidos em uma mostra que já foi exibida nos Estados Unidos, no Canadá e no Rio de Janeiro. Exibição dias 24 e 25, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 16 horas.

 

Durante o Festival, será feita ainda uma exibição especial do filme “Borracha para a Vitória”, do cineasta cearense Wolney Oliveira, também em estréia nacional, filme selecionado pelo projeto DOC Brasil, do Ministério da Cultura e da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, e que contou com o apoio do Banco do Nordeste, da TV Ceará (TVC) e da Universidade Federal do Ceará. A exibição será no dia 24, às 19h30, no Cine São Luiz.

 

Já estão também confirmadas na programação as mostras paralelas. Uma delas é a Mostra Olhar do Ceará, com apresentações dos curtas-metragens cearenses não selecionados para a mostra competitiva oficial. Este ano, a mostra terá uma novidade: um júri popular escolherá o melhor filme, que ganhará o Troféu Eusélio Oliveira e um prêmio em serviços oferecido pela Casa de Cinema. Haverá também uma série de mostras sociais, que inclui a Mostra Cinema nos Bairros, com exibições de filmes em bairros de Fortaleza; a Mostra Melhor Idade, com filmes direcionados aos públicos da Terceira Idade; a Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, com filmes infantis; a Mostra Sertão, Imagens e Movimento, com filmes de temas agrários e a Mostra Cine Ceará no Interior, que levará filmes para municípios do interior, ainda sob confirmação.

 

O Cine Ceará nasceu em 1991 como uma mostra de vídeos produzidos em Fortaleza e foi batizado inicialmente como "Vídeo Mostra Fortaleza". Em 1995 tornou-se um festival nacional com a competição de curta e média-metragem e, um ano depois, o Cine Ceará abriu espaço para a Mostra Internacional de Novos Talentos. A partir de 2001 o Cine Ceará inaugurou a Mostra Competitiva de Longas-Metragens.

 

Saiba tudo sobre o evento em www.festivalcineceara.com.br

 

Mais informações com AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 258.1001. Falar com Mauro Costa (9995.3454) ou Daniela Fonseca (88265907).

 

Jornalista responsável: Mauro Costa (CE 01035 JP)


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]